Nossa História

 

No dia 15 de Agosto, no longínquo ano de 1936, um abnegado grupo de idealista fundou, em Porto Alegre, uma Entidade de Classe, com o objetivo claro e cristalino definido no Estatuto Social: “Congregar os trabalhadores na área de Seguros e defender seus interesses”.

Foi assim que esse grupo, reunido no torreão nº 01 da Galeria Municipal, localizada na Praça 15 de Novembro, hoje Mercado Público, deu seu primeiro passo.

Naquele lugar o Securitário,  José Eduardo Pio Varnieri, dirigiu a “Sessão da Assembléia de Installação” – grafia da época – do Sindicato dos Securitários do Rio Grande do Sul.

Com a presença de 99 participantes foi escolhida a primeira Diretoria da Entidade que teve como integrantes os Senhores: Haroldo Cunha Balaguer – Presidente, José Eduardo Pio Varnieri – Vice-Presidente, Edgar Gustavo Eifler  – 2º Vice-Presidente, Paulo Menezes – Secretário, Carlos Renê Egg –  2º Secretário, Oswaldo Faria Leivas – Tesoureiro, Armando Mário Perna –  2º Tesoureiro e como membros do Conselho Fiscal os Srs. João Nepomuceno dos Santos, Olýmpio Brasil  e Acylino Leal Machado, todos imediatamente empossados.

Lá se vão anos  de lutas, conquistas, vitórias e derrotas de uma categoria sofrida e injustiçada, mas que, mesmo assim, conseguiu sobreviver.

Hoje, em tempos de globalização, desgovernos, desemprego, insegurança, corrupção e outros males, continuamos firmes em nossos propósitos.

É verdade incontestável que o progresso nos métodos de trabalho, com o advento do computador , bem como as profundas alterações no sistema operacional das empresas, ocasionadas por fusões, aquisição de controle acionário e também liquidações judiciais, diminuiu o número de Seguradoras em operações no mercado e por consequência o número de Securitários, mas, mesmo assim, estamos sobrevivendo.

Almejando votos de sucesso, ponderação e bom senso nas decisões, empenho e dedicação nas atitudes diretivas e retidão profissional na conduta administrativa de nosso Sindicato, cumprimentamos a  Diretoria, Funcionários e especialmente aos Securitários de todo o Rio Grande do Sul, responsáveis diretos pela existência da Entidade.

 

SAUDAÇÕES SECURITÁRIAS!